A nova realidade Alentejana

O Alentejo, que representa, como se sabe, um terço do território continental português, constitui, fruto da sua privilegiada localização geográfica no panorama ibérico e face aos novos desafios colocados pelos diversos eixos de transporte intercontinental, a grande aposta no futuro empresarial europeu.
As novas estratégias globais no sentido da imperiosa redução de custos energéticos e ecológicos obrigam a que se criem novas alternativas de transporte e distribuição de mercadorias de forma rápida e eficiente, minimizando toda a panóplia de custos nas suas mais variadas vertentes.

É com base nesta evidência que estão já na fase de execução as novas vias de transporte ferroviário, que irão proporcionar o descongestionamento de portos marítimos de referência, como Amesterdão ou Barcelona, ao permitir que a grande maioria do transporte marítimo com destino à Europa seja descarregado no porto Alentejano de Sines e distribuído por comboio rapidamente por todo o continente europeu, através das novas plataformas logísticas de que são exemplo a do Poceirão ou a do sudoeste Europeu, em fase de ultimação processual na fronteira do Caia, junto a Elvas e Badajoz – A Eurocidade; a 16 de Setembro de 2013, Elvas e Badajoz assinaram um protocolo de união e converteram-se na Eurocidade Elvas-Badajoz, com o objectivo de atrair mais investimento e desenvolvimento às duas urbes. Outro dos objetivos desta união passa pelo trabalho conjunto a nível cultural, económico e turístico. As duas cidades formam uma cidade com 210 487 habitantes (2014).

Na vertente aérea dispomos no Alentejo de um aeródromo na cidade Museu de Évora (Património Mundial) assim como um novo aeroporto internacional em Beja, infra-estruturas que permitem mobilidade ímpar de gestores de negócio e oportunidades comerciais e lúdicas de relance. Na vertente agrícola, projectos como o Alqueva e outras barragens têm atraído novos empresários do sector, oriundos de todos os cantos do mundo, que apostam fortemente nas novas tecnologias e que necessitam de veículos de transporte todo-o-terreno para implementar os seus projectos. Paralelamente a tudo isto não podemos esquecer a vertente turística da região que, ao ser das mais bem preservadas mundialmente, obriga a que os inúmeros projectos turísticos de referencia, alguns já bastante consagrados, e outros que estão a nascer, se preocupem como ninguém, com o entorno ambiental necessitando de meios de transporte não poluentes e silenciosos.

Boutigest, uma nova aposta

O projecto Boutigest nasce sustentado numa larga experiência no sector automóvel e do conhecimento da região a operar – Alentejo, através das estruturas familiares já existentes;

  • Bouticauto – Sociedade Alentejana de Automóveis, Lda, com sede na cidade de Elvas, fundada por Victor Manuel Capelão Pires, no ano de 1991;
  • Gestauto – Sociedade de Empreendimentos e Gestão Automóvel, Lda, com sede na cidade de Évora, fundada no ano 1971, da qual Francisco José Rodrigues sempre foi o principal dinamizador, tendo a dado altura adquirido a empresa por completo.

Ambas as empresas sedimentadas em valores como a honestidade, trabalho, humildade, seriedade, dedicação, sentido comercial e grande dinamismo empresarial.

O projecto Boutigest baseia-se no vasto conhecimento dos mercados a trabalhar, ao associar à região de Elvas e de Évora também o distrito de Beja, através da colaboração de um profissional sobejamente conhecido no meio regional, pelas suas apetências profissionais e humanas – João Carlos Olho Guerreiro, cujo critério de vida se pauta pelos mesmos valores dos mentores da iniciativa.

A sociedade anónima Boutigest apoia-se numa grande marca mundial do mercado automóvel, a Nissan, empresa que oferece, principalmente na actualidade, a possibilidade de uma expansão rápida, segura e sem precedentes devido ao lançamento de novos produtos que abrangem todos os segmentos e sectores de actividade, em especial aqueles em que a região alentejana se prepara, a passos largos, para liderar.

Criação de uma empresa sólida

Foi perante todas estas evidências e oportunidades de negócio que surgiu a ideia de criar uma empresa sólida, racional e abrangente territorialmente que, ao pretender unificar os mercados de Elvas, Évora e Beja, desta forma possibilita:

Ganhos de Sinergia

Ganhos de sinergias face a racionalização de gastos comuns aos três mercados.

Aumento dos Reditos

Um aumento dos reditos, via mercado de Beja, para as empresas fundadoras/accionistas;

Empresas Familiares

Manter as características / vantagens das empresas familiares.

Área Geográfica

De certa forma “blindar “a área geográfica relacionada com os três mercados, com todas as vantagens que dai advêm.

Nova Marca

Uma nova Marca “Boutigest “, para trabalhar em comum os três mercados em causa, o que tem como consequência directa e imediata um ganho de notoriedade;

Poder de Negociação

Um ganho de dimensão a todos os níveis, o que permite um maior poder de negociação perante entidades externas.

Viaturas Usadas

Em termos de comercialização de viaturas usadas, a criação de três “montras “em pontos geográficos diferentes e distintos, aproveitando os targets alvo, transferindo o mercado de usados conforme as apetências e oportunidades de cada região;

Stocks

Uma optimização de stocks.

Objetivos

Através dos valores já mencionados e seguindo os mesmos vectores de actuação até aos dias de hoje, temos como principais objectivos:

  • Bons Índices de satisfação de todos os nossos clientes;
  • Bons Rácios Financeiros;
  • Bom Relacionamento com todos os Parceiros Institucionais;
  • Cumprimento dos critérios das marcas representadas;
  • Boa penetração de mercado.